sexta-feira, 25 de julho de 2014

Sul do Brasil - PR




Berço da colonização Polonesa.
Bom dia! Vamos viajar? Que tal conhecer os principais pontos turísticos do sul do Brasil, você vai se surpreender com a cultura européia que o lugar pode oferecer entre histórias, arquitetura,culturas e culinária de imigrantes locais.



Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul esses três estados compõem a região sul do Brasil. Para saber quais os melhores pontos turísticos a ser conhecido em um determinado estado, você precisa saber qual o melhor roteiro que combina com seu estilo. Turismo eco-rural, turismo sol e praias, turismo cultural em fim.
O meu estilo é bem diversificado, gosto de tudo. Começarei pelo Paraná onde parada obrigatória são as cataratas do Iguaçu. Foz do Iguaçu está localizada na tríplice fronteira ( Brasil, Argentina e Paraguai),  é um dos lugares mais lindos do mundo.
 Com riqueza natural incomparável, o parque nacional abriga as famosas cataratas oferece aventuras em trilhas, rafiting, rapel, passeios de barcos em meio a quedas d` água, passeios de helicóptero. Outra grande atração é a visita a maior hidrelétrica em produção de energia. É um verdadeiro corredor de biodiversidades de ecossistemas em fauna e flora.

Curitiba língua guarani significa muito pinhão, fruto comestível da araucária. Árvore característica da região serrana, é uma cidade deslumbrante, difícil de encontrar definição. O Jardim botânico em estilo francês uma das atrações mais populares da cidade com flores, música, lagos e caminhos encantadores. É um verdadeiro caldeirão cultural. Modelo de urbanização, educação, meio ambiente a cidade transpira história, por causa da forte imigração europeia.
                                               Jardim botânico
                                                        Prefeitura
                                              Araucária
 
                                            Cataratas do Iguaçu.

CRUZ MACHADO

O Município de Cruz Machado é um dos pioneiros na imigração polonesa no Paraná no ano de 1870. Tem um filme chamado “Nossa história, nossa vida.” Realizado por descendentes de poloneses, que postarei aqui em forma de documentário. O filme inteiro eu não olhei, possui a triste realidade de um povo enganado, pois não gosto de coisas ruins, como doenças, fome e mentiras. Para atrair os imigrantes o Governo brasileiro mentia sobre a terra prometida, dizendo que a América era um paraíso, e chegando aqui os imigrantes desapontavam-se com a triste realidade do local.




MEMORIAL UCRANIANO






O Memorial Ucraniano presta homenagem aos imigrantes ucranianos de Curitiba. Inaugurado em 1995, ano em que se comemorou o centenário da chegada desses imigrantes a Curitiba.
O conjunto do Memorial é composto, principalmente por uma réplica da igreja de São Miguel Arcanjo Todas as construções feitas com madeira encaixada. Festas típicas e apresentações folclóricas acontecem no Sábado de Aleluia (a Benção dos Alimentos). Em agosto, a Festa Nacional da Ucrânia. Em outubro, a Festa da Colheita. Em novembro, a Festa de São Nicolau.
São Miguel foi construída, no final do século 19, pela comunidade de imigrantes ucranianos da Serra do Tigre, no município de Mallet, Paraná. Uma das construções ucranianas mais antigas do Brasil. Segue um estilo arquitetônico bizantino, tradicionalmente usado nas igrejas ortodoxas eslavas. Possui cúpula oitavada de bronze e um campanário externo. A réplica da igreja não tem função religiosa. No seu interior são expostos ícones religiosos, uma coleção de pessankas e artesanato ucraniano.


CASA GOMM


O Bosque Maria Luísa Gomm localiza-se numa área privada, no centro do bairro do Batel. A área foi inicialmente adquirida pela família Gomm em 1906, onde se construiu uma casa de pinho de araucária para moradia da família. O Bosque ainda mantém preservado uma área de mata atlântica nativa. A casa, restaurada, tornou-se o Espaço Pedagógico-Cultural Casa Gomm-Embap, onde funciona parte da Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Casa Gomm construída em 1906, em estilo arquitetônico da Nova Inglaterra (EUA). Também serviu de sede para o consulado da Inglaterra, em Curitiba. Atualmente restaurada, foi e re-inaugurada em junho de 2004 como o Espaço Pedagógico-Cultural Casa Gomm-Embap. No processo de restauração a casa foi relocada da sua antiga posição próxima da Avenida do Batel, para a entrada pela Rua Bruno Filgueira.



BOSQUE DO PAPA



Sete casas construídas pelos poloneses, com troncos de pinheiro encaixados, foram transportadas do entorno de Curitiba para o Bosque. Calçadas de pedra, equipamentos e utensílios usados pelos poloneses, como uma carroça e uma pipa de azedar repolho, são expostos para visitação.
Realiza-se anualmente, no Bosque do Papa, eventos culturais de tradição polonesa, como a Swieconka(Benção dos Alimentos), no Sábado de Aleluia e a festa de Nossa Senhora da Czestochowa, em agosto.
A Casa dos Troncos, uma construção de imigrantes poloneses de 1883, doada e relocada para o Bosque, foi transformada na Capela de Nossa Senhora de Czestochowa, em homenagem à padroeira da Polônia.
O Bosque também conta com trilha ecológica, ciclovia, palco, loja de artesanato e uma casa de chá, ao estilo polonês.
O Memorial da Imigração Polonesa, em Curitiba, está instalado nas clareiras do Bosque. Reconstitui-se o ambiente em que viveram os pioneiros imigrantes poloneses, que chegaram em Curitiba por volta de 1871. É um museu ao ar livre que traduz a luta, as crenças, as tradições e estilo de vida daqueles imigrantes.
                                             Casa tradicional polonesa.
                                                         Portal polonês



Os imigrantes poloneses chegaram ao Paraná por volta de 1871. Estabeleceram-se em várias regiões do Estado como: Ivaí, Araucária, São Mateus do Sul, Mallet, Cruz Machado, Contenda, Tomaz Coelho, Rio Claro, Reserva e Irati.
Em Curitiba, eram a maior colônia polonesa no Brasil. Fixaram-se em núcleos coloniais em áreas dos atuais bairros de: Pilarzinho, em 1871; Abranches, em 1873; Santa Cândida, em 1875; Lamenha, Santo Inácio, Órleãns, D.Pedro II, Dona Augusta, em 1876; Ferraria, antiga Rivière, em 1877; Murici, Zacarias, Inspetor Carvalho e Coronel Accioly, em 1878.
Os imigrantes poloneses dedicaram-se principalmente à agricultura. Difundiram o uso do arado e de outras técnicas agrícolas. Contribuíram para o desenvolvimento de Curitiba e do Paraná.

Muitas das tradições polonesas são apresentadas no Bosque do Papa, em Curitiba.

Grupo Folclórico Polonês Wis£a. Fundado em 1928 pelo professor Tadeusz Morozowicz, teve continuidade até a época da nacionalização Getulista, que coibiu manifestações estrangeiras no início da Segunda Guerra Mundial. O grupo foi reorganizado em 1953, nos festejos do centenário do Paraná, e oficializado em 1960. O Wis£a foi considerado pelo governo polonês um dos mais autênticos grupos folclóricos poloneses, além fronteira, o que lhe valeu a comenda "Oscar Kolberg", considerado o "pai" do folclore polonês.